29/05/2015 – Interiorização do Compete-ES é discutida em Conselho da Findes

Propostas de ampliação do Programa de Competitividade Sistêmica do Estado do Espírito Santo (Compete-ES), de forma a alcançar empresários de todo o Estado, foram apresentadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) durante a reunião do Conselho Temático do Desenvolvimento Regional da Findes (Conder), ocorrida no dia 28 de maio, na Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).

O presidente da Findes, Marcos Guerra, presidiu a reunião, e destacou a importância de reunir o Conselho para conhecer e discutir ações para que as indústrias capixabas tenham mais acesso a programas como o Compete-ES.

“A Findes é a casa do industrial capixaba e, por meio do Conder, temos a oportunidade de trazer programas como esse e oferecer aos empresários do nosso Estado. As indústrias precisam estar cada vez mais competitivas e buscar novas alternativas de crescimento econômico junto aos poderes constituídos”, pontuou.

Para a subsecretária de Estado de Desenvolvimento, Cristina Santos, é preciso debater em conjunto com os empresários as principais demandas para alavancar o crescimento regional de forma equilibrada e aplicar no programa para melhoria de gestão das organizações em seus diversos setores. “A competitividade precisa ser trabalhada em conjunto, especialmente em um momento de restrições, como o que estamos vivendo. Queremos levar o Compete-ES para todos os municípios, para que todos os empresários possam olhar de forma reflexiva seus projetos e trabalhar conosco na busca da melhoria da gestão integrada”.

A gerente de Competitividade da Sedes, Sônia Coelho, fez uma apresentação sobre o programa. O Compete-ES é um instrumento pelo qual o Governo do Estado, em conjunto com a iniciativa privada, propõe ações indutoras ao aumento da competitividade das organizações. O que se pretende com o programa é oferecer às empresas de bens e serviços que investem no Espírito Santo um ambiente propício à incorporação de inovações, componente base da competitividade no mercado mundial. Atualmente, o Compete-ES alcança 50 municípios do Espírito Santo.

Os trabalhos são realizados em parceria com o Sebrae-ES, Espírito Santo em Ação e Findes com os seguintes patrocinadores: Cesan, Bandes, WEG, EDP Escelsa, Vale, Outotec e Samarco. O programa nacional é realizado pela Fundação Nacional da Qualidade e pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC).

Por Milan Salviato

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

3 de julho de 2024
MRV Engenharia quer fazer negócios com empresas do ES
2 de julho de 2024
Nova diretoria do Sindicopes toma posse
1 de julho de 2024
Multinacional italiana está em busca de fornecedores do ES