23/12/2015 – Ideies em 2015: por uma indústria mais forte e sustentável

O Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies) é o “cérebro” do Sistema Findes. Agregando câmaras setoriais e conselhos temáticos, além de órgãos de articulação específicos, a entidade tem como missão desenvolver ações estratégicas voltadas para o fortalecimento do associativismo e para o aumento da competitividade da indústria capixaba, apoiando a Findes na representação e defesa de interesses da indústria. Em 2015, um ano particularmente difícil do ponto de vista da economia, e ainda marcado pela escassez de água, o alto custo da energia para as indústrias, o Ideies teve papel fundamental para manter a indústria capixaba fortalecida e mais competitiva.

 

Confira os destaques da entidade em 2015:

Entrega do 3º Prêmio Senai de Inovação em Alimentos e Bebidas na Super Acaps Pan Show

– Seis Sondagens Especiais com os temas: Financiamento, Investimento, Tecnologia na Indústria da Construção, China, Tributação e Comércio Exterior.
– Levantamento mensal de sete indicadores industriais.
– Quatro Pesquisas Mensais em parceria com a CNI: Indicadores Industriais, Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), Sondagem Industrial e Sondagem Indústria da Construção.
– Publicação de seis edições da Revista Análise.
– Realização do Prêmio Senai de Inovação em Alimentos e Bebidas.
– Realização do Evento Qualihabit – Câmara Setorial da Indústria Materiais de Construção.
– Vitória Moda Alto Verão 2016.
– Apoio na Super Acaps Pan Show 2015.
– Workshop “Gestão Eficiente da Energia na Indústria“ – Conselho Temático de Energia (Conerg).
– Seminário “Soluções Energéticas para a Crise de Energia” (Conerg).
– Seminário “Eficiência Energética: Soluções para a Indústria” (Conerg).
– Seminário “Cenários para o reuso de água nas indústrias do ES” – Módulos I e II – Conselho Temático de Meio Ambiente (Consuma).

Elaboração de análises de competitividade para 15 setores:

Moagem Calcário, Rochas Ornamentais, Vestuário, Rações, Embalagens, Argamassa, Café, Gráfica, Tintas, Água, Cachaça, Temperos, Açúcar, Metalmecânico, Perfumaria.

Etapas da análise:

Levantamento de informações por meio de pesquisa quantitativa; grupos focais; painel de indicadores.

– Mapeamento da indústria criativa do Espírito Santo.
– Elaboração do Indicador de Capacidade Competitiva – ICC do setor de Vestuário.
– Série sobre a economia do Espírito Santo:
• A importância da região norte para a economia do Espírito Santo.
• A importância da região sul para a economia do Espírito Santo.
• Análise da Região Metropolitana da Grande Vitória.
– Acompanhamento dos investimentos previstos para a indústria capixaba.

Fórum Capixaba de Petróleo e Gás (FCP&G)

 

Comitiva empresarial do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás na SPE Offshore (Aberdeen, Escócia

– Participação em seis feiras e missões, com presença de 34 empresas capixabas.
– Presença nos eventos: UTC – Underwater Technology Conference (Noruega); Mecshow (Vitória/ES); OTC 2015 – Offshore Technology Conference (EUA); SPE Offshore Europe (Escócia); Brasil Offshore 2015 (Macaé/RJ); OTC Brasil 2015 (Rio de Janeiro/RJ).
– Projetos tecnológicos: 14 em desenvolvimento com 25 empresas; 14 novos em planejamento com 12 empresas.

Parcerias estratégicas:

Cinco ações de fortalecimento de parcerias: Brazilian Day (NY/EUA); contato com Estaleiro Jurong Aracruz; contato com a Prysmian; contato com a Technip; contatos com o Crea-ES, Sindiex e Cieds – Shell Iniciativa Empreendedora.

Palestras, cursos, seminários e workshops:

– Três palestras: Palestra UVV – FCP&G; Palestra “Atuação do FCP&G na 2ª Conferência Internacional Onshore/offshore”; Palestra/Encontro Parcerias Empresariais Internacionais.
– Cinco workshops: Workshop Regional São Mateus; Workshop Regional Linhares; Workshop Regional Aracruz;Workshop Regional Cachoeiro de Itapemirim; Workshop Shell.
– Um seminário: Seminário Estaleiro Jurong Aracruz.
Criação do Conselho Temático da Economia Criativa (Conect), em junho, com quatro reuniões realizadas e as seguintes ações:
– Mapeamento da Economia Criativa no Espírito Santo: estudo sobre a concentração da indústria criativa nos 78 municípios capixabas, utilizando informações sobre empresas e profissionais criativos, massa salarial e diversidade das atividades criativas.
– Encerramento do projeto piloto “Plataforma metodológica para o desenvolvimento da indústria criativa em APL tradicional”: 10 empresas atendidas dos setores de confecção, mármore e granito e rochas ornamentais.
– Realização do “Moda + Design”: parceria com o Grupo Sá Cavalcante e 30 empresas do setor de vestuário participantes, além de palestras do Sesi-ES, Senai-ES, IEL-ES e InovaFindes.
– Apoio na criação de sindicatos patronais, como os dos segmentos de audiovisual, joias e rações, além de apoio ao setor de games.

Centro Internacional de Negócios – CIN-ES

 

O ano de 2015 foi marcado também pela instalação do Conselho de Economia Criativa da Findes, que desenvolveu e lançou o Mapeamento da Indústria Criativa no Espírito Santo, estudo inédito no Estado

 

– Emissão de 3.247 Certificados de Origem (até 18/12/2015).
– Emissão de 31 Certificados de Livre Venda (até 18/12/2015).
– Missões internacionais: Brazilian Day (EUA); UTC – Underwater Technology Conference (Noruega); SPE Offshore Europe (Escócia); Missão Anuga 2015 (Alemanha); US Trade Mission (EUA); Projeto Inseri (México).
– Sete capacitações – Programa INSERI: Palestra PwC – Governança Corporativa para Empresas Familiares;2ª Oficina de Atuação da Rede Internacional de Negócios – Módulo de Capacitação em Cooperação Intercultural Internacional (Uninter); Planejamento Estratégico e Exportação; Exportação Passo a Passo; Formação de Preço e Tributação para Exportação; Marketing Internacional; Negociações Internacionais e participação em rodadas e feiras de negócios diversas.
– Oito receptivos de comitivas internacionais em Vitória/ES: cônsul da Holanda; Universidade de West Virginia – “Workshop on Brazilian and North America Corporate Law”; cônsul-geral da Alemanha; comitiva de Angola; seminário da Holanda; receptivo do Reino Unido (diplomatas e empresários); cônsul dos EUA; receptivo da Itália (diplomatas e empresários).

 

 

 

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

3 de julho de 2024
MRV Engenharia quer fazer negócios com empresas do ES
2 de julho de 2024
Nova diretoria do Sindicopes toma posse
1 de julho de 2024
Multinacional italiana está em busca de fornecedores do ES